segunda-feira, 16 de julho de 2012

Pizzaria Bráz


O dia da pizza já foi, mas nada nos impede de continuar conhecendo deliciosas pizzarias em São Paulo, não é mesmo? A dica de hoje é uma pizzaria diferente, com ingredientes especiais que deixam a pizza incrível.

Vamos conhecer alguns dos ingredientes (textos copiados do site da pizzaria):

Farinha: A farinha de trigo usada nas pizzas de Brás é a do tipo 00 da Molino Caputo, de 1924, rica em amido e que resulta numa massa mais maleável, para ser aberta a mão. As dimensões seguem os padrões napolitanos.

Molho de Tomate: Os tomates para o molho da Bráz são os San Marzano Il Miracolo di San Gennaro. Trata-se de um raro espécime, mais adocicado e de perfume intenso, plantado aos pés do vulcão Vesúvio, próximo à Nápoles.

Aliche: De um vilarejo de pescadores do munícipio de Cetara, na costa Amalfitana, vem o delicado filé de aliche usado n Bráz.

Alcachofra: As alcachofras, i carciofi, chegam à Bráz vindas diretamente da Puglia, o salto da Bota, tradicional região produtora desse ingrediente.

Mussarela: A mussarela que cobre os discos da Bráz é tipo fior di latte, queijo leve e fresco feito a partie de leite de vaca.

Orégano: O orégano de Bráz chegou para um Fora de Série, diretamente de Nápoles. Mais perfumado que o nacional, acabou entrando em definitivo pro cardápio.

Linguiça: As linguiças da Bráz são artesanais e feitas sob medida, em receita desenvolvida em parceria com seu fornecedor exclusivo.

O que faz a Bráz diferente são as pizzas chamadas Fora de Série, que são pizzas preparadas com ingredientes especiais:

Ragusana: Historicamente conhecido como Ragusano, é um dos queijos mais antigos da ilha da Sicília e tem esse nome por causa de sua área de produção, a província de Ragusa, no sudeste da Ilha.

O Ragusano é um queijo semi-rígido, feito desde o século XIV exclusivamente com leite de vacas. Sua produção é limitada a épocas em que as pastagens estão particularmente exuberantes. Depois de produzido, o queijo é então colocado para maturação em recipientes de madeira que dão sua forma característica de paralelepípedo. Após adquirida essa forma, ele é desenformado e pendurado em cordas onde descansa geralmente em locais subterrâneos, húmidos e ventilados, onde a temperatura varia de 14 a 16 graus. A crosta é fina, lisa e marcada pela cor amarela, a pasta é compacta e lisa com pequenos furos. O sabor é aromático e agradável na boca, normalmente leve e doce quando o queijo é jovem, tornando-se picante na idade madura.

Área de produção: Província de Ragusa - Sicília


Pomodoro Di Pachino: O Pomodoro Ciliegino di Pachino é conhecido mundialmente pela sua infinita doçura e fragrância. O sabor único do tomate, que ostenta o selo IGP (Indicação Geográfica Protegida), só pode ser encontrado em um único lugar, onde ele é cultivado e processado.

Os principais fatores que fizeram o tomate Ciliegino di Pachino, o “Ouro Vermelho da Sicília”, ganhar reputação, foram suas propriedades que podem ser resumidas em três aspectos principais: o gosto, a consistência da polpa e o brilho do fruto.

Área de produção: Pachino.


Pancetta Dei Nebrodi: Surgida nas florestas de faias e carvalhos das montanhas de Nebrodi, esta raça de porco, preto e pequeno, é frugal e resistente. No entanto, viu seus rebanhos caírem consideravelmente nos últimos anos.

A chave para resgatar esta raça é promover sua carne excelente, que pode ser usada em muitas especialidades sicilianas como o Salame Felata, Salame Nebrodi, Capocollo e Pancetta.

Área de produção: Municípios na área de Nebrodi.


Cipolla Di Giarratana: O planalto Ibleo é marcado por vales estreitos que atravessam a paisagem de calcário. Isto produz os solos castanhos que, juntamente com o clima de terras altas, fornecem as condições ambientais ideais para o cultivo desta cebola.

Tradicionalmente, o plantio é feito no final de Outubro e a colheita começa no início de Julho e dura até meados de Setembro. As etapas de cultivo e colheita são realizadas exclusivamente com intervenção humana, sem o auxílio de equipamento mecânico, como diz a tradição.

O que torna esta cebola tão especial é a sua forma ligeiramente achatada nos polos, sua cor branca pálida, extraordinariamente adocicada e carnuda.

Área de produção: Município de Giarratana, província de Ragusa.


Capperi Di Salina: Na Ilha de Salina, costa norte da Sicília, o cultivo de alcaparras é uma característica dominante da paisagem, da cultura e da economia local. Sua colheita é feita sempre manualmente e dura do final de Maio até Agosto. Os catadores começam cedo, por volta de 5 da manhã, para evitar o sol quente.

Uma vez colhidas, são dispostas sobre folhas de jutas para secar em local fresco. No processo de salga, alterna-se uma camada de alcaparras a outra de sal grosso do mar, geralmente em tambores também usados para anchovas, ou tinas, feitas a partir de garrafas velhas cortadas ao meio. As alcaparras de Salina, suculentas, saborosas e delicadas, também são mundialmente famosas pela regularidade do seu tamanho.

Área de produção: Ilha de Salina, província de Messina.


Quattro Stagioni: Eleito o melhor azeite do mundo em 2010, tem aroma frutado, fresco e intenso, com notas de tomate verde e ervas aromáticas frescas.

Produzido na região de Gulfi Chiaramonte, no coração das Montanhas Iblei, no sul da Sicilia, é o par perfeito para acompanhar as pizzas do Festival Fora de Série 2012.

Para conferir os sabores tradicionais entrem no site: http://www.brazpizzaria.com.br

Essas pizzas Fora de Série são feitas com todos esses ingredientes especiais e importados, portanto são mais caras. O preço de uma pizza é R$75,00. Eu sei que parece absurdo, mas uma pizza dá para 4 pessoas tranquilamente. Vale a pena experimentar.

Vocês encontram a pizzaria em 3 bairros de São Paulo:


São Paulo - Higienópolis
Rua Sergipe, 406.

São Paulo - Moema
Rua Graúna, 125.

São Paulo - Pinheiros
Rua Vupabussu, 271.

Tem também em Campinas:

Campinas - Cambuí
Avenida Benjamin Constant, 1963.

E no Rio de Janeiro:

Rio de Janeiro - Barra da Tijuca
Avenida Érico Veríssimo, 46.

Rio de Janeiro - Jardim Botânico
Rua Maria Angélica, 129.

Nenhum comentário:

Postar um comentário